Incrições Guest List - SBN Disco Neon Party
Escrito por Clube Jornalismo ANNa próxima semana, no Auditório Sra Boa Nova, vai realizar-se a Festa de Natal do Colégio.
Vão apresentar-se duas sessões, dia 20 de dezembro, às 16h45 e dia 21 de dezembro, às 14:30.
Enquanto aluno podes levantar os teus dois bilhetes gratuitos na receção do Centro Paroquial do Estoril e adquirir mais bilhetes para ofereceres a familiares e/ou amigos.
Afonso Ribas
Missa mensal do Colégio Senhora da Boa Nova
Escrito por Clube Jornalismo ANValorant
O Valorant é um jogo de primeira pessoa onde o objetivo é plantar uma bomba(Spike) ou então desarmar a Spike. Neste jogo há duas equipas: os atacantes e os defensores.
Este jogo foi criado em 2020 pelo desenvolvedor Riot Games.
Riot Games foi criado em 2006 e foi responsável pelo surgimento de outros jogos como League of Legends, Teamfight Tactics, entre outros.
Neste jogo, temos várias personagens com poderes diferentes uns dos outros como:
⦁ Duelista
⦁ Iniciador
⦁ Controlador
⦁ Sentinela
Duelista tem a função de atacar primeiro, pois as suas habilidades são nas melhores para o efeito.
Iniciador tem como função dar informação sobre os inimigos através dos seus poderes.
O Controlador tem a função de fazer com que os inimigos não nos vejam tão bem como as bolas de fumo que tapam alguns locais em específico.
Sentinelas são responsáveis pelo suporte da equipa, como por exemplo, curar os aliados.
Dentro do jogo existem vários modos, como:
⦁ Unrated;
⦁ Competitivo;
⦁ Spike Rush;
⦁ Deathmatch;
⦁ Escalation;
⦁ Replication;
⦁ Custom games;
⦁ Treino.
Unrated - A primeira equipa que ganhar 13 rondas ganha o jogo.
Competitivo - Jogamos competitivamente contra outros jogadores para ganharmos pontos para evoluir no rank.
Spike Rush- Todos têm a spike e só demora 4 rondas para ganhar.
Deathmatch - todos contra todos e quem chegar a 40 kills primeiro ganha.
Escalation - Equipa de 5 para 5, em que temos várias armas aleatórias e que vai trocando conforme fazemos mais kills.
Replication - Todos temos o mesmo personagem e o primeiro a ganhar 5 partidas ganha.
Custom games - Fazemos equipas com os amigos e jogamos uns contra os outros como queremos.
Treino - Treinamos a mira e habilidades com novos personagens.
No modo de jogo competitivo, quanto melhor for a nossa performance, melhor nos qualificamos e recebemos um rank. Esses ranks vão de Iron 1 a Radiant.
Quando ganhamos uma partida, ganhamos pontos para subir de rank, mas quando perdemos, perdemos pontos.
Novo ano, o mesmo objetivo: um mundo mais verde. Mais uma vez, o Colégio candidata-se ao título de Eco Escolas, sendo que o disparo para a partida foi dado no passado dia 04 de outubro, sob a forma de Reunião Eco Escolas.
Para aqueles que não estão a par da iniciativa, o objetivo do Eco Escolas é oferecer educação ambiental aos jovens e incluí-los na proteção do nosso planeta.
Nesta reunião foram discutidas as principais etapas que estão entre a candidatura e a entrega da bandeira à escola. A primeira etapa é, precisamente, a reunião do Conselho Eco Escolas, que junta os representantes de cada turma, com o objetivo de lhes passar as principais informações do projeto, que serão mais tarde passadas pelos mesmos aos seus colegas.
A segunda etapa é a Avaliação Ambiental. A nossa escola está limpa? Reciclamos o suficiente? Tratamos bem das nossas áreas verdes? Há sempre como melhorar e, é esse o objetivo da Avaliação. Focar sobre os pontos negativos e encontrar soluções para os mesmos.
Com os problemas e as soluções correspondentes em mente, chegamos ao terceiro passo: a criação do projeto. Este plano será incluído no dia-a-dia dos alunos, na forma das atividades realizadas dentro e fora de sala de aula. Esta inclusão será o quarto passo. Um exemplo de uma atividade será uma visita ao Talhão situado no Parque Natura Sintra - Cascais, o qual está a cargo do Colégio durante os próximos cinco anos.
A quinta e a sexta etapas serão a divulgação e monitorização do projeto. A mensagem será passada e os resultados serão verificados, pontualmente, para verificar o progresso.
A Criação do Eco Código será a sétima etapa da iniciativa. Criar frases ecológicas que descrevam o projeto e reflitam as ideias dos alunos em relação a temas como a reciclagem, a poluição e a desflorestação.
A última etapa é a entrega do relatório ao Júri responsável.
Mas podes perguntar-te: como posso eu ajudar? Felizmente, temos a resposta. O colégio tem três grupos que participam diretamente na proteção do ambiente. Chamamo-lhes brigadas Eco Escolas e, cada uma, tem a sua função.
A brigada do papel, que atua todas as terças-feiras às 13:10, vai às salas de aula e recolhe o papel acumulado ao longo da semana, levando-o ao ecoponto acompanhados por um professor.
Também às 13:10, mas às quartas, trabalha a brigada do plástico, que, no fundo, faz o mesmo que a do papel só que com plástico.
Por fim, temos a brigada dos resíduos, a qual começa à mesma hora das outras brigadas. Este grupo patrulha a escola em busca de lixo esquecido um pouco por todo o lado.
Para facilitar a participação dos alunos, foi entregue a cada representante, uma folha de inscrição que deve ser entregue à respetiva turma e, mais tarde, devolvida ao professor Joel.
A escola oferece-te a oportunidade de salvar o mundo. Contamos contigo?
BD MAGAZINE nº 12 - MUNDO IMAGINÁRIO
Escrito por Clube Jornalismo MGE eis que chegamos ao fim do ano letivo sem antes vos deixar o trabalho realizado pelos nosso artistas. Desta vez, saíram do mundo real e saltaram para o seu mundo imaginário...para além de tudo aquilo que possam imaginar! Lutas entre salgados e doces, férias em Mercúrio, lutar contra um polvo...não há mesmo limites para o que podemos viver na nossa imaginação. Por isso não deixem de ler e sonhar com as histórias que vos deixamos!
A primeira parte pode ser lida aqui!
A segunda parte pode ser lida aqui!
Boas férias e até setembro!
Profª Margarida Aguiar
Visita de estudo - Museu Nacional do Traje e Museu Nacional do Teatro e da Dança
Escrito por Clube Jornalismo ANNo nono dia de março, as turmas do oitavo ano fizeram uma visita de estudo no âmbito de Expressão Dramática, Português e História aos museus do Teatro e do Traje.
As visitas foram separadas, tendo as duas turmas visitado os mesmos locais, apenas em períodos de tempo diferentes, sendo que, durante a manhã, o 8ºB visitou o museu do Traje e o 8ºA o museu do Teatro. Já no período da tarde, inverteram-se os papéis.
Ambas as turmas realizaram as mesmas atividades, no entanto, tiveram experiências e aventuras diferentes.
No museu do Teatro, o 8ºA dividiu-se em quatro grupos, sendo o objetivo os alunos criarem a sua própria peça, tendo como base o passeio de um príncipe ou princesa pela floresta. Os alunos criaram variadas histórias, revelando a sua criatividade em temas como o rapto e homicídio. No final, houve um espetáculo onde os grupos revelaram os seus projetos aos outros grupos. Foi um momento de muita animação onde os alunos puderam demonstrar um pouco do que têm aprendido nas aulas de Expressão Dramática.
Enquanto a turma A preparava os teatros, a turma do 8ºB visitou o Museu do Traje. Lá, puderam observar variadas peças de vestuário alusivas às várias tendências da moda marcantes ao longo dos séculos, as quais permanecem muito bem conservadas, tendo em conta as centenas de anos que têm. Aliadas às peças de roupa estavam as magníficas obras de arte que preenchiam todo o espaço. Os frescos e a talha dourada davam um ambiente místico ao local e, certamente, tornaram a experiência mais imersiva.
À hora de almoço as duas turmas puderam encontrar-se num campo relvado do jardim botânico. Lá almoçaram e conviveram até á hora da troca de actividades, altura onde seguiram caminhos opostos.
Enquanto a turma B terminava o espetáculo, a turma A decidiu jogar alguns jogos em equipa juntamente com os professores.
Com a volta do autocarro, chegava a hora da despedida. A viagem foi relativamente tranquila, apesar da música colocada pelos alunos. Alguns tiveram a sorte de adormecer e apreciar alguns minutos de silêncio. Os restantes não tiveram tanta sorte.
Foi um dia bem passado, mas, sobretudo, um dia de aprendizagem que nos auxiliará no nosso caminho ao encontro da vida!
Texto da autoria de: Madalena Teixeira e João Machado
Temos o prazer de anunciar a chegada da 11ª edição da BD MAGAZINE , desta vez sob o tema AVENTURA!
Sigam as incríveis aventuras que os nossos desenhadores prepararam para nós, ávidos leitores! O conjunto de histórias foram realizadas durante o primeiro período da temporada letiva 2021/2022.
Podem começar a ler a primeira parte já AQUI.
Para ler a 2ª parte podem clicar AQUI.
Boas leituras!
Mais ...
No passado dia 2 de fevereiro, a turma do 8ºB foi visitada pelos representantes da iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, o Claro.
Desde que foi inventado no século XIV, o plástico, devido às suas inúmeras utilidades, espalhou-se por todo o mundo e, até ao momento, não caiu em desuso. Como é do conhecimento geral, este material é derivado do petróleo e demora largos anos a decompor-se, acabando por poluir e afetar os habitats de vários seres vivos, especialmente os marinhos.
Por isso mesmo, a Câmara tem desenvolvido projetos lúdicos e, simultaneamente, educativos com o objetivo de consciencializar a população, especialmente os mais jovens, dos perigos que agora enfrentamos e do nosso papel essencial na neutralização da questão. Ora, o movimento Claro é um desses projetos e, esta semana, foi recebido pela turma do 8º ano B.
Este momento durou cerca de 1h e 30 minutos e a atividade foi dividida em três momentos, cada momento para um grupo distinto que, ao fim de alguns minutos, rodava a atividade, passando para a seguinte.
A primeira atividade foi de “brainstorming” para um vídeo que iremos apresentar mais tarde, em meados de maio. Foi-nos oferecido um “kit ecológico” para termos algumas ideias e desenvolvermos projetos sobre reciclagem e ecologia tanto em casa como na escola. A segunda atividade foi teórica em que respondemos a algumas questões sobre sustentabilidade, poluição e limpeza dos oceanos. A equipa vencedora dos desafios ganhou um prémio especial e delicioso: uns snacks de algas e sementes que juntos criaram uma sensação de estar no meio do oceano.
A terceira, e a que me chamou mais à atenção, consistiu num processo de reciclagem de plástico. Criámos tigelas com plástico derretido numa máquina usando moldes com pequenos pedaços de metal. No mesmo tema da reciclagem, criámos porta-chaves com o logotipo da iniciativa, a partir de plásticos usados.
Nunca tinha ouvido falar deste movimento, mas fico feliz que o Colégio tenha conseguido trazê-lo até nós, porque sinto que consegui aprender enquanto me divertia. Cada vez mais,
é necessário elucidar a população em relação a estes temas, se queremos ter a oportunidade de habitar este planeta nas próximas décadas.
Python
Hoje em dia, informaticamente falando, tudo o que vemos tem um sistema por trás. Por
exemplo, um site tem sempre adstrito a si uma linguagem de programação. Python é uma
de muitas outras linguagens de programação que costuma estar por detrás de muitos jogos,
sites e aplicações.
Python é uma linguagem de programação fácil de aprender e é utilizada por grandes
empresas tais como a Nasa, a Microsoft, a Netflix, o Google.
Normalmente, quando as pessoas pensam em programar ou aprender uma nova
linguagem, consideram que vai ser muito difícil e que não vão conseguir, mas com o Python
dá-se o inverso, pois é muito acessível, rápida e fácil de aprender. Hoje em dia, não é muito
difícil encontrar um local virtual para aprender, pois temos variadíssimas plataformas tais
como o Youtube, o Google, EdApp, Edvance 360, entre muitas outras
Mensagem de Natal do Clube de Jornalismo
Escrito por Clube Jornalismo ANOs membros do clube de jornalismo desejam a todos os alunos e respetivas famílias, e à família CPE um Santo Natal e um Próspero ano de 2022, cheio de esperança e crença num mundo um pouco melhor.